Trabalhos relacionados

página inicial / Pesquisa / Desenvolvimento de Software / Trabalho relacionado

Atualização: Seg, 27 de Abril de 2009 às 15h17 | Por: Alessandro Ricardo de Oliveira | RSS
Ferramentas em PHP e JavaScript para lidar com informação transportada por tecnologia XML

O Núcleo de Desenvolvimento de Softwares (NDS) do Grupo de Novos Materiais e Dispositivos (GNMD) do Laboratório de Microeletrônica da Escola Politécnica da USP tem por objetivo desenvolver sistemas computacionais que auxiliem a área da pesquisa científica e tecnológica[2]. Apesar de o Núcleo ter começado como iniciativa para uso específico das necessidades do GNMD, cedo as atividades foram expandidas para o desenvolvimento de soluções Web para ensino e gerenciamento da informação pela da Internet. Nesse contexto, o NDS tem desenvolvido ferramentas a para coleta de informações, manipulação e apresentação de dados. Em particular, vem sendo desenvolvido um sistema para grupos de pesquisa (sistema “WebGrupos”) que implementa recursos para coleta, analise estatística e divulgação das atividades de grupos de pesquisa científica ao qual este projeto está vinculado.

 

Em um passado não muito distante, a divulgação das atividades dos grupos de pesquisas pela internet era feita de modo quase artesanal: o webdesigner (muitas vezes os próprios pesquisadores) coletava as informações relativas a um grupo de pesquisa e as reproduzia numa página estática de HTML. Isso tornava a atividade da publicação extremamente trabalhosa e requeria um grau relativamente alto de conhecimento de linguagens de programação e ferramentas de construção e manutenção de sites. Com o surgimento e popularização dos sites dinâmicos baseados em bancos de dados on-line, os sites se tornavam cada vez mais autosustentáveis, exigindo cada vez menos conhecimento técnico de computação para sua manutenção. Nesse contexto, a tecnologia XML de transporte de informações surge com uma necessidade de se padronizar a estrutura de dados de forma a integrar, por exemplo, esses sites dinâmicos com instituições emissoras de informação.

 


Quase a totalidade da informação estruturada usada na web é estruturada nos padrões XML. Por exemplo, os formatos de feed de notícias RSS e Atom são dois tipos de padrões em arquivos XML. Portanto, em geral, há muito interesse em desenvolver ferramentas que manipulem esse tipo de arquivo e em particular para coletar e divulgar informações relativas a grupos de pesquisa.[4] Um exemplo importante é que o Currículo Vitae da Plataforma Lattes[5] pode ser exportado no formato XML, portanto, como muito se diz de um grupo de pesquisa pelas informações contidas nos currículos Lattes de seus integrantes, recursos para manipular essas informações são essenciais e o seu estudo e desenvolvimento, é o objetivo central deste projeto de pesquisa.

 


Neste projeto serão utilizadas as linguagens PHP e JavaScript para desenvolvimento das ferramentas de manipulação de arquivos XML. Esta escolha se baseia no fato de serem linguagens pioneiras, muito testadas e de tipo open-source. Assim, tanto PHP e o JavaScript possuem inúmeras bibliotecas e add-ons que integram o XML às páginas, aos bancos de dados e a outras tecnologias.
 

Tags: PHP, JavaScript, XML, XSL
Trabalhos relacionados
  • voltar
  • imprimir
  • CompartilharE-mailFavoritos

Navegação